sábado, 28 de março de 2020

Akihabara Deserta!

Eis algo que nunca imaginamos ver algum dia: Akihabara, ou apenas Akiba para os fãs de anime & mangá, com suas lojas fechadas e praticamente deserta!




Metade do mundo está de alguma forma preso dentro de casa por causa da pandemia do COVID-19. Nem precisamos entrar em detalhes dos motivos para uma medida tão radical - a TV, os jornais e a Internet não vão param de nos alertar sobre quão insidioso e contagioso este vírus é. 




O Japão tomou medidas protetivas antes que o vírus se alastrasse, e tentaram viver uma vida normal até o meio desta semana. Mas tiveram que se render ao fato de que sem isolarem seus cidadãos como outros países, nem todos os testes feitos de maneira preventiva até o momento bastarão para impedir uma expansão do COVID-19 como aconteceu na Itália e Espanha.




O Primeiro Ministro Shinzo Abe declarou este sábado: "Devo dizer que as pessoas precisam se preparar para uma batalha (contra o coronavírus) que pode ser prolongada" e em seguida anunciou um pacote de medidas para amenizar os efeitos negativos na economia japonesa, à maneira como os EUA e alguns países Europeus estão fazendo.




A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, pediu na quarta-feira aos moradores que evitem passeios não essenciais até 12 de abril, e as pessoas nas prefeituras vizinhas a não ir à cidade, para reduzir os riscos de transmissão. E os japoneses, sempre organizados e disciplinados, obedeceram.




O resultado são as fotos que ilustram essa matéria, todas feitas hoje, sábado 28 de março, mostrando o bairro de Akihabara conhecido como a "Meca" dos otakus de todo mundo, com suas lojas fechadas e ruas assustadoramente vazias. Estas fotos foram conseguidas em vários perfis no Twitter, tiradas por pessoas que passaram por algum motivo pelas ruas de Akiba e registraram este momento único. 




Tóquio se tornou o centro da epidemia de coronavírus no Japão com 212 casos, mais do que qualquer outra região após aumentos nesta semana. O surto já infectou 1.271 pessoas no Japão até a noite de quarta-feira, com 44 mortes ligadas ao vírus. Isso exclui 712 casos e 10 mortes de um navio atracado perto de Tóquio no mês passado. E pelo jeito, estes números irão aumentar muito nas próximas semanas. Akiba - e toda Tóquio, na verdade - ficará por muito tempo despovoada.




As matérias usadas como base para esta postagem foram retiradas do site "Japan Today", e estão disponíveis apenas em inglês neste link e neste link. Para encerrar, mais algumas fotos de Akiba despovoada:



































         

Nenhum comentário:

Postar um comentário