sábado, 28 de março de 2020

Personagens de Anime Como se Fossem Atores

Aqui vai uma curiosidade que só otakus arcanos como eu talvez tenham percebido: existem alguns personagens de anime que parecem ter "atuado"em mais de um anime! Acompanhem a linha de raciocínio que vocês entenderão. 



Em julho de 1986 foi lançado um OVA chamado "California Crisis: Gun Salvo". Seu valor para a história dos animes é nulo, uma aventura de FC com 45 minutos de duração tão básica e clichê que nem vale fazer um resumo. Mas se percebe de imediato um sombreado forte e contrastante que deixou todos os personagens como se fossem bonecos de plástico brilhoso - uma tentativa não muito feliz de emular o sol brilhante da Califórnia... Foi um daqueles OVAs lançados nos primeiros anos deste novo formato comercial (o primeiro OVA - Dallos - foi lançado em 1983. Comentarei ele em breve). Era uma época de tentativa e erro, com vários estúdios produzindo animes incomuns e experimentais porque ainda não havia se chegado ao formato ideal para os OVAs, e milhões de japoneses estavam famintos por qualquer anime exclusivo para assistir em seus videocassetes.



Mas o que nos interessa em California Crisis é o protagonista da história, chamado Noera. 



Notem a incrível semelhança que ele tem com Dusty Attenborough, o mestre das fugas em "A Lenda dos Heróis Galáticos" (1988 em diante)! 



Se não fosse um anime, dava para dizer que era o mesmo ator em dois papéis diferentes. Tirando a cor do cabelo e as sardas no rosto, o resto é idêntico!



Mas tal semelhança não é casual: Dusty e Noera foram criados pela mesma "character design" (desenhista de personagens) Matsuri Okuda (ou Mari Okuda). Outro trabalho dela que é bem conhecido entre os brasileiros, foi a criação de todos os personagens da série Shurato.



Em Heróis Galáticos, California Crisis e Shurato ela foi a "Main Character Design" (Desenhista Principal de Personagens) - ou seja, toda a aparência e visual dos personagens foi desenvolvido por ela. É por isso todos guardam uma forte semelhança.



Se forçarmos um pouquinho, a protagonista feminina de California Crisis (chamada Marcia - sim, é sério) parece uma versão mais jovem de Frederica Greenhill (também de Heróis Galáticos)... Talvez seu primeiro "papel" nos animes?


Fica então o registro que antes de ser o genial Almirante das Fugas na série clássica dos Heróis Galáticos que começou em 1988, Dusty Attenborough juntamente com Frederica Greenhill "estrelaram" um OVA obscuro em 1986.



Para quem desejar conhecer mais detalhadamente os trabalhos de Mari Okuda, basta clicar neste link para acessar o perfil dela no Anime News Network Encyclopedia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário